Os problemas deste âmbito podem ser de causa hereditária (por exemplo o queixo mais avançado do pai ou da mãe), ambientais (hábitos de sucção do dedo, respiração bucal), ou uma conjugação de ambos os fatores descritos.

Todas as crianças devem ser acompanhadas por um Médico Dentista a partir da erupção dos primeiros dentes temporários, de forma a vigiar a sua saúde oral. Quanto à Ortodontia, a primeira consulta deve ser pelo menos à data da erupção dos primeiros dentes definitivos, para avaliar a necessidade de tratamento ortodôntico.

O tratamento Ortodôntico traz inúmeros benefícios melhorando muitas vezes a estética, o que facilita o desenvolvimento da auto-estima e da inserção social; tem influência na saúde geral, já que melhora significativamente tanto a função mastigatória como a própria fala da criança; traz ainda benefícios por resultar num correto alinhamento dos dentes possibilitando melhor higiene dos dentes e das gengivas.

A duração do tratamento depende de vários fatores, como o tipo de problema existente, a dificuldade do tratamento a efetuar e também do tipo de aparelho. Atualmente existe uma grande quantidade de aparelhos fixos e removíveis concebidos para movimentar os dentes e os maxilares para a posição correta.

Os aparelhos fixos não provocam dor, apenas um desconforto, mas requerem especial atenção à higiene oral porque retêm nas suas peças restos de alimentos. Se não houver uma higiene oral cuidada, com utilização de escova de dentes, fio dentário, escovilhão e colutório apropriados, podem ocorrer mais facilmente cáries durante o tratamento. Durante desportos que exijam mais contacto físico é recomendada a utilização de proteção apropriada de forma a não causar lesões na gengiva, lábio e outros tecidos moles.

Durante o tratamento Ortodôntico os dentes movem-se através de forças leves aplicadas pelo aparelho sobre os dentes, promovendo a transformação do osso ao seu redor.

Também os adultos poderão beneficiar de tratamento ortodôntico, em qualquer idade, requerendo sempre uma avaliação e um estudo realizados pelo Médico Dentista antes de iniciar o tratamento.

Rita Vilar, Médica Dentista