Osteopatia

Dr. João Araújo
A Osteopatia é um sistema completo de diagnóstico e tratamento para um vasto leque de patologias, que visa restabelecer a função das estruturas e sistemas corporais, agindo através da intervenção manual sobre os tecidos (articulações, músculos, fáscias, ligamentos, cápsulas, vísceras, tecido nervoso, vascular e linfático).
Actua nos aspectos estruturais e funcionais do corpo, baseando-se no princípio de que o bem-estar de um indivíduo depende da harmoniosa interdependência funcional entre o esqueleto, os músculos, os ligamentos e os tecidos conjuntivos.
A validade da osteopatia é tão concreta que é recomendada e incentivada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como prática de saúde. De acordo com Andrew Still, o corpo humano é um sistema capaz de se auto-regenerar, sendo o dever do osteopata eliminar os fatores que o impedem de funcionar de forma saudável. Assim, cientificamente a osteopatia assenta na anatomia e simultaneamente recorre a uma visão holística que integra a mente e o corpo, sendo que este acaba por curar-se a si mesmo desde que a sua mecânica interna esteja saudável.
Como funciona a Osteopatia ?
A Osteopatia utiliza várias técnicas terapêuticas manuais entre elas a da manipulação do sistema músculo-esquelético (ossos, músculos e articulações) para aumentar a mobilidade de ligamentos, para aliviar a tensão muscular e para potenciar o fornecimento de sangue e impulsos nervosos aos tecidos.
O que trata a Osteopatia?
O campo de tratamento da osteopatia é muito amplo pois ele abrange todo o corpo humano. Pode tratar doenças mais frequentes, nomeadamente :
- Ciática
- Lombalgias
- Dorsalgias
- Cervicalgias
- Escolioses
- Hérnias discais
- Torcicolos
Podem ser tratados também:
- entorses
- tendinites
- epicondilites
- síndromes do túnel cárpico
- dores nos ombros
- problemas da articulação temporo-mandibular (ATM)